Onde ir | Rústico Cervejaria

Onde ir | Rústico Cervejaria

A casa está de cara nova, assim como o menu, que ganhou novos rótulos e pratos para a harmonização. O Rústico Cozinha Internacional agora é só Rústico Cervejaria e a casa que abriu as portas em 2015, está de endereço novo: Rua Henrique Badaró Portugal, 143 – como dizem nós mineiros, é logo ali – na esquina do antigo espaço.

Aproveitando o clima de mudanças os proprietários Ralf Mayer e Marcella Paternostro em conjunto com o Sommelier de Cervejas Heitor Silva, trouxeram o que há de melhor em cerveja especial no mercado para ser apreciado na casa e a gente é claro, conferimos de perto as novidades e de antemão:  o que já era bom, agora está melhor.

O cardápio à la carte recebeu novos pratos e petiscos, além do almoço executivo servido durante a semana. Ao comando da Chef Marcella, a casa trabalha a tradicional cozinha alemã com algumas pegadas mineiras para agradar gregos e troianos – no caso, Brasileiros e Alemães.

A nova carta de cervejas especiais conta com 34 opções de rótulos, cada um deles com duas opções de harmonizações personalizadas pelo sommelier, dentro de uma temática imigrante e ao mesmo tempo, cosmopolita. Sommelier e chef trabalharam em um menu rico e didático, onde você encontra todas as informações da bebida. Sem medo de ser feliz, todos os pratos seguem com sugestões para a harmonização.

A boca foi feita para comer e beber | Degustação

Conhecemos o novo espaço e provamos o chamado Mexido Bávaro, conhecido como o café da manhã dos fazendeiros ele é composto por salsichas defumadas e picantes salteadas com picles, cebola roxa, mostarda, batatas e ovos. O prato foi harmonizado com a Vienna Lager Alegria nº9 da cervejaria mineira Verace. A bebida equilibradíssima apresenta o casamento perfeito entre o amargor do lúpulo e o adocicado dos maltes, dando ao todo, sabor leve e extremamente marcante.

Experiência à mesa

Para a nossa surpresa, Tutano. Preparado na Parrilla a iguaria trouxe untuosidade ao paladar com sabor intenso e levemente defumado. De textura gelatinosa e suculenta, o Tutano* acompanha farofa de panko, pão tostado com cebolas grelhadas. O sommelier harmonizou com a Cascavel, uma English India Pale Ale da cervejaria São Sebastião. A bebida que possui amargor leve, traz em sua composição a famosa rapadura de Itaguara (MG) e com seu alto drinkability ela limpa o paladar para a próxima colherada. 

*O tutano é encontrado dentro dos ossos dos animais, mas os das pernas dos bovinos são os preferidos (por vir em maior quantidade, por ter sabor mais suave e por ser mais fácil de extrair) e faz parte das tradições culinárias de vários países, na Itália, é servido como ossobuco e na França como ingrediente do molho. No Brasil, vai na geleia de mocotó doce e salgada, tradicional em regiões do Sul.

Uma panelinha de Gulasch, aquele cozido de carne que derrete na boca foi harmonizado com a tradicional Weihenstephaner Vitus – cerveja de trigo com leveduras presentes na garrafa – e a Weihenstephaner Weizenbock – que além dos aromas e sabores clássicos da cerveja de trigo, ainda traz notas delicadas de tosta e um elegante e equilibrado teor alcoólico de 7.7%. Segundo o sommelier é a essência do DNA germânico sendo representada por um de seus produtos mais típicos: a cerveja.

E para quem acha que acabou, a chef surpreendeu os convidados da noite com uma deliciosa e típica sobremesa alemã: Strudel com creme de baunilha harmonizado com a refrescante American Wheat Dos Caras, que traz na receita suco de uvas brancas, simplesmente sensacional.


Heitor Silva, Ralf e MarcellaServiço:

Rústico Cervejaria
Rua: Henrique Badaró Portugal, 143, Buritis
Tel.: (31) 3024-1993