Jantar de sobremesas | La parisserie

Jantar de sobremesas | La parisserie

Demorei, mas compreendi. A vida pode ser doce, mesmo sem as nossas exageradas colheradas de açúcar. Que a sobremesa pode vir antes do prato principal, ou ainda, que ela pode ser servida em um grande banquete, do início ao fim, e você sair dele: leve, feliz e com uma doçura (olhar) diferente.

A Chef Mariana Correa, a fada da pâtisserie, instigou e surpreendeu seus comensais com um jantar de 6 tempos totalmente doce de afeto e criatividade, pensado e construído ao longo de um ano. Um Jantar de Sobremesas.

Inspirada em suas memórias de infância e nas suas experiências vividas em Paris, a chef, colocou à mesa novos ingredientes e possibilidades. Sim, possibilidades de olhar para a confeitaria e ver nela mais do que doses açucaradas e sim, equilíbrio e leveza. Mariana explorou o que temos de melhor no quesito ingrediente, trabalhou horas e horas, arquitetou e tirou deles também o seu melhor.  

Gazpacho de frutas verdes, pimenta rosa e pipoca. Foto Ingrediente da Vez

Na última terça-feira tive o privilégio de participar de agradável experiência. Provei ingredientes comuns, com sabores ainda não explorados. A beterraba virou chips, o coco chantilly e o abacaxi sorbet. O arroz doce ganhou jabuticaba, queijo de cabra, framboesas e chips de pera.

Entrada | Beterraba, abacaxi e coco Foto Ingrediente da Vez

Arroz doce, jabuticaba, queijo boursin, framboesa e chips de pera. Foto Ingrediente da Vez

Pratos de Queijo Foto Ingrediente da Vez

O nosso queijo Canastra foi pra mesa desconstruído. “Do leite ao queijo curado, pão e café”, a chef fez líquido virar sólido e o queijo um novo produto. O leite assado por 12 horas, trouxe como resultado lascas em sabor toffee. O queijo virou cheescake com casquinha de pão com manteiga <3 e o café um chantilly para ninguém colocar defeito. A casca do queijo se transformou em um belo creme inglês e o casamento desses sabores ainda está presente na minha memória, mesmo após uma semana desta experiência. Os maracujás doce e azedo se transformaram em trufa no terrário trazido à mesa.

Chef Mariana Correa, La Parisserie – Foto Ingrediente da Vez

Os tradicionais e delicados petit fours encerraram um ciclo de forma mágica, deixando registrado um grande passo e um novo olhar sobre a nossa confeitaria. Peço desculpas a Chef e a você leitor, por estar ainda sem palavras, mas em festa. Não consigo descrever o sentimento, a conexão e os sabores vivenciados. Aconselho de coração feliz a participarem da próxima experiência, marcada para o dia 19/03. Os ingressos já estão à venda (compre aqui)

As sobremesas foram harmonizadas com chás e infusões da @teashopbrasil.