Ingrediente da Vez: Tomate

Ingrediente da Vez: Tomate

Fruto topical que se desenvolve em climas temperados, e é um ingrediente essencial em toda a culinária mundial.  As cores das vão desde a quase preta, passando pela amarela, laranja, vermelha e até quase branca. Quanto ao tamanho e à forma, vão desde pouco maiores que uma ervilha até uma esfera enorme. Em relação ao sabor variam entre o doce ao ácido.

Tomates Saladete: possuem o formato de globo e estão disponíveis em várias cores. Tomates-Cereja: são pequenos e redondos, com alto teor de açúcar. Tomates-Caqui: são grandes de formato levemente achatado e textura substanciosa. Tomates Italianos: são os mais ovalados e produzem os melhores molhos devido à polpa de consistência bastante sólida.

Como comprar e quando comprar?

Respeitando as safras dos alimentos, a época do tomate é no verão, entre dezembro e março. Na hora de colocar na sacola, prefira os tomates maduros, que têm melhor sabor. Fora da safra, devem ser escolhidos os mais firmes sem manchas. O fruto continua amadurecendo em casa ao longo dos dias.

Conservação:
Mantenha em temperatura ambiente e não na geladeira, a não ser que estejam bem maduros. Acomode-os de forma que não encostem uns aos outros, já que continuam amadurecendo.

Consumo:
Frescos: Consuma os tomates menores inteiros e fatie os maiores. Preparo: asse inteiros (com ou sem recheio), no forno, na chapa, frite, salteie ou faça ensopados. Conserva: Seque-os no forno e conserve-os em azeite. Combina como: Parmesão, mussarela, manjericão, alho, cebola, salsa, azeite e orégano. Receitas clássicas: Gaspacho, Salada Caprese, Creme de Tomate, tomates no azeite e Tomates recheados.


Referências:
O grande livro dos ingredientes, Publifolha.