Jambu

Jambu

#ingredientedavez | Jambu


Originário da região norte do país, o Jambu, tem como uma de suas características marcantes, o adormecimento da boca dando a sensação mentolada, devido a presença de espilantol – substância com propriedades anestésicas. As folhas e flores quando mastigadas dão uma sensação de formigamento nos lábios e na língua, sendo muito utilizada pelos locais para aliviar as dores de dente como anestésico e como estimulante do apetite. A erva tem sabor um tanto quanto curiosa apresentando leve acidez e picância no paladar.

Utilizada na culinária há anos, o Jambu que também é conhecido como agrião do Pará, agrião do Brasil, Oribepê, jaburama e botão de ouro, ganha forma e presença quando está na composição de pratos típicos como o Tacacá, receita de herança indígena que leva também outro ingrediente muito típico da região, o tucupi (que falo em breve).

Em Belém, encontramos o jambu nas tendas do Mercado Ver-o-Peso, com folhas e raiz, só a flor, na cachaça, no tacacá e até em conserva. A famosa plantinha, já havia conquistado o meu paladar antes de sair de Minas, depois de prová-la em várias composições conquistou meu coração de vez.  O jambu, mostra como a nossa cultura alimentar é rica e está em movimento. A tradição, a cultura e o sabor são mantidos, adaptados e aprimorados nas mãos de cozinheiras, chefs e ribeirinhos, revelando que tudo na nossa culinária é passível de um grande encantamento.

Flores de Jambu | Mercado Ver-o-peso Foto: Ingrediente da Vez

Na cozinha

O preparo do ingrediente não tem segredo. Refogue as folhas como se fosse couve, cortando-as em fatias bem finas refogando no azeite com alho e sal, ou ainda, podem ser colocadas imersas aos caldos e sopas, no preparo de molhos e maioneses. Os ramos, as folhas também podem ser consumidas crus em saladas.

Tacacá | Prato típico que leva em sua composição folhas de jambu, tucupi, goma e camarão seco. Foto Ingrediente da Vez (Festival do Tacacá – Belém 2017)

As flores do jambu são aproveitadas em infusões, transformando a aguardente/cachaça em uma bebida mágica e tremelicante. E isso não é novo, é adaptação do que os indígenas já fazem. Em nossa viagem encontramos o jambu até conserva. Segundo os produtores da marca Genuína, nesta composição o jambu é um ótimo tira-gosto “Você come a florzinha e depois dá uma golada de cerveja – você vai sentir mais refrescância e sabor”, garantiram.

 Benefícios para a saúde

Anestésicas; Purgativas (laxantes); Bactericidas (que destroem as bactérias); Antifúngicas; Antissépticas; Antivirais; Diuréticas; Afrodisíacos; Estimulantes do sistema imunológico; Vasorrelaxantes.

Referências:
Expedição Fartura ed. 3