Goulash

Goulash

Ingrediente da Vez: Kümmel

Planta originária da Europa e Ásia onde cresce espontaneamente. Muito conhecida em pratos alemães, eslávicos e húngaros. De sabor adocicado, é utilizada no preparo de carnes e aves assadas. Também em sopas de legumes, saladas, marinados, biscoitos, patês, pães, bolos e queijos.

Receita do dia: Goulash

O autêntico goulash (significando em húngaro, comida de vaqueiros) era preparado pelos pastores húngaros com carne de vaca cozida, cebolas, banha de porco, pimentão (variante páprica), cominhos, sal e água, sem adição de farinha. É comum o uso de pimenta.

Com origem na Hungria, o goulash é hoje popular também na Áustria e, em geral, em toda a extensão do antigo império austro-húngaro.

É interessante notar que, em húngaro, gulyás é o nome que se dá a uma sopa à base de pimentão (páprica), carne e legumes. Já o goulash tal qual chegou ao ocidente é chamado de pörkölt e pode ser preparado com carne bovina ou suína.

Ingredientes:
3 cebolas médias;
20 ml de óleo;
300 g de pernil em cubos;
200 g de músculo em cubos;
1 colher de chá de páprica picante;
1 colher de chá de páprica doce;
1 colher de chá de Alcaravia/Kümmel;
3 xícaras de fundo de carne ou legumes;
Sal e pimenta do reino a gosto;

Creme azedo:
150 ml de creme de leite;
20 ml de suco de limão;

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a cebola picada em tiras. Na panela de pressão coloque o óleo, junte as cebolas e frite sem dourar (em fogo médio). Acrescente a carne de porco e o músculo e frite, mexendo até dourar. Polvilhe com as pápricas e a alcaravia (kümmel). Misture bem, cubra com água e tampe por cerca de 20 minutos.  Tempere com sal e pimenta apenas depois desse cozimento longo. Após os 20 minutos, tire a pressão da panela e deixe que a água reduza, criando um caldo mais cremoso.

Retire a carne do fogo e sirva com pão junto com creme azedo.