Berinjela assada | Receita Vegana

Berinjela assada | Receita Vegana

Berinjela na #segundasemcarne, sim! Aqui ela é sempre bem vinda, principalmente quando vai ao forno ou na churrasqueira. O sabor defumado e mais tostadinho dela me encanta. Anota aí que a receita de hoje é tranquila de preparar e muito rica em sabores.

Berinjelas recheadas 100% veganas ao forno


Berinjela ao forno recheada com couscous marroquino com legumes.

Berinjelas recheadas ao forno | Pegue algumas berinjelas menores, corte-as ao meio e raspe o miolo, deixando uma camadinha fina para a casca não abrir e reserve.

Pique o miolo de forma rústica e refogue com cebola, alho, tomates, azeitonas e repolho. Tempere com sal, pimenta do reino, páprica defumada, Zaatar e azeite. Quando o refogado reduzir desligue o fogo e recheie as berinjelas.

Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou menos, apenas para a parte externa ficar na mesma consistência. Caso você prefira pode adicionar queijo, por aqui ela está 100% #vegana.

Para o acompanhamento | Couscous

1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 abobrinha média
½ cenoura
½ cebola roxa
1 xícara de ervilha
1 xícara de fundo de legumes (talos, ervas, sementes aromáticas – receita)
1 pitada de açafrão da terra
Azeite, sal e pimenta a gosto

Lave bem os legumes sob água corrente. Em uma tábua, corte a abobrinha e cenoura em cubos, a cebola roxa em tiras finas e reserve.

Em uma frigideira prepare o legumes 15 minutos (é interessantes que eles fiquem al dente), acrescente o azeite, a cebola e as ervilhas. Tempere com sal e pimenta do reino.

Numa panelinha, coloque o caldo de legumes e leve ao fogo até esquentar.

Em uma tigela grande, coloque o cuscuz marroquino e regue com o caldo quente de legumes. Tampe a tigela com um prato para o cuscuz hidratar e cozinhar no próprio vapor por cerca de 5 minutos. Após os 5 minutos, em uma frigideira, acrescente um fio de azeite e uma pitada de açafrão, coloque o cuscuz e com um auxílio de um garfo vai soltando os grãos do couscous e integrado o açafrão. Quando eles estiver soltinho, adicione os ingredientes restantes e misture bem. Sirva à temperatura ambiente com a berinjela ou leve à geladeira e o sirva frio.

Couscous de legumes e berinjela ao forno #segundasemcarne | Fotos Ingrediente da Vez